O que é rosácea? Conheça as causas, tipos e tratamento!

O que é rosácea? Conheça as causas, tipos e tratamento!

O primeiro passo é procurar a sua dermatologista. 

Você já ouviu falar em rosácea? Essa condição dermatológica atinge todos os tipos de pele e deixa diferentes pontos do rosto com uma coloração avermelhada, com irritações e alguns desconfortos. Até hoje, não foi identificada uma causa específica pra essa doença. O que se sabe é que ela pode se manifestar de 5 formas diferentes, principalmente nas bochechas e nariz, e de forma mais leve ou aguda. 

Se você sofre com o problema, o primeiro passo é falar com uma dermatologista pra encontrar os cuidados mais adequados pra amenizar os sintomas e manter a pele equilibrada. Pra te ajudar também nesse processo, preparei esse post que tira todas as dúvidas sobre o assunto, desde o que é a rosácea e suas causas até o que você pode fazer pra cuidar. Vem comigo pra descobrir as respostas!

Índice

 

O que é rosácea?

A rosácea é uma condição dermatológica que atinge o rosto e algumas partes ao redor dele. Ela surge de uma inflamação dos vasos sanguíneos que deixa a pele com uma coloração avermelhada, além de causar coceira e ardência, dependendo da gravidade do problema.

Ela é mais comum em pessoas adultas de pele branca, principalmente em mulheres a partir dos 25 anos. Os homens fazem parte da minoria dos casos, mas quando apresentam a rosácea, ela pode se manifestar em todos os graus, incluindo os mais severos. É importante pontuar também que a rosácea é crônica, ou seja, não tem cura. Mas não se preocupe: existem vários cuidados que você pode incluir na rotina pra amenizar a aparência avermelhada na pele e diminuir os desconfortos que ela traz!

pele com rosácea

O que pode causar a rosácea?

Bom, até hoje não se sabe exatamente qual a causa da rosácea. O que se sabe é que alguns fatores internos e externos podem servir como “gatilho” pra inflamação acontecer e a vermelhidão aparecer. Os principais são:

  • Fatores genéticos.
  • Alterações hormonais.
  • Reação alérgica a ácaros.
  • Pele naturalmente sensível.
  • Uso de cosméticos impróprios pro seu tipo de pele ou com ingredientes nocivos.
  • Práticas intensas de exercícios físicos, que acabam dilatando os vasos sanguíneos.
  • Comida quente ou muito apimentada.
  • Ter o hábito de lavar o rosto com água quente.
  • Bebidas alcoólicas e o café.
  • Cigarro.
  • Calor e exposição ao sol — alô, protetor solar!

Aliás, é importante lembrar que a exposição ao sol e o calor sem a devida proteção pode causar diversos danos à pele, independente se você tem rosácea ou não, viu? Se você quiser ficar mais por dentro do assunto, aproveite pra ler meu post sobre cuidados no verão, onde eu ensino dicas super práticas pra aproveitar a luz do sol sem preocupações!

Quais os sintomas da rosácea?

Os sintomas da rosácea variam bastante conforme a gravidade da condição, aparecendo e sumindo em episódios — também conhecidos como crises. Os sinais mais conhecidos são:

  • Manchas avermelhadas e bolinhas vermelhas em pontos específicos do rosto.
  • Vasos sanguíneos visíveis na pele, se assemelhando a pequenas teias de aranha.
  • Pele com maior sensibilidade ao calor, sol e cosméticos.
  • Coceira e ardência.
  • Inchaço na região com manchas e também nos vasos sanguíneos.
  • Sensação de secura nos olhos.
  • Maior tendência ao ressecamento da pele.
  • Nariz arredondado e maior, quando comparado aos períodos sem crises.
  • Lesões que se parecem com acne — inclusive, é bem comum que a rosácea seja confundida com acne, mas não são a mesma coisa, tá?

Como a rosácea pode se manifestar na pele?

A primeira manifestação da rosácea na pele é conhecida como pré-rosácea. Ela aparece em todas as pessoas que possuem a condição, que só depois se desenvolve pra quatro tipos diferentes: eritemato telangiectasia, papulopustulosa, fimatosa e ocular.

Cada um deles se refere aos tipos de sintomas e a região do rosto que a rosácea vai ter maior tendência a aparecer. Vem entender cada um deles:

Pré-rosácea

Na pré-rosácea, fase inicial da condição, as maçãs do rosto e o nariz ficam ruborizados — como se a pessoa estivesse corada, sabe? — e podem também pinicar. É uma fase passageira, mas ela já pode indicar que algo não tá normal, porque dura mais do que uma simples vermelhidão no rosto devido ao calor, por exemplo.

Eritemato telangiectasia

Essa aqui é a forma mais comum da rosácea se manifestar. Ela deixa a região central da face (bochechas e nariz) avermelhada, com vasinhos aparentes e traz uma leve sensação de queimação.

Papulapustulosa

Como o nome sugere, esse tipo de rosácea é marcado pelas chamadas lesões papulopustulosas — aquelas com pus, que se parecem bastante com acne, sabe? Elas aparecem junto às manchas avermelhadas e podem atingir, principalmente, as bochechas.

Fimatosa

A rosácea fimatosa normalmente atinge o nariz e é mais grave, podendo trazer bastante desconforto, pois compromete a estética da face. Isso porque ela aumenta a espessura da pele da região, fazendo o nariz até dobrar de tamanho em alguns casos.

Ocular

A rosácea ocular também é um tipo mais grave da condição, que atinge a região dos olhos (pálpebras principalmente) e pode chegar a interferir na visão. Ela deixa a área avermelhada — até mesmo a parte branca dos olhos pode ficar assim — e causa descamação da pele. Nesse caso, o acompanhamento com oftalmologista é importantíssimo, tá?

Qual o melhor tratamento pra rosácea?

Bom, o melhor tratamento pra rosácea vai depender do tipo de rosácea que você tiver, seu tipo de pele e se você tem alergia a determinados produtos e medicamentos. Os tratamentos normalmente envolvem o uso de anti-inflamatórios, medicamentos tópicos (pomadas e cremes, por exemplo) e procedimentos estéticos.

Quem irá determinar qual a melhor forma de tratar essa condição é a sua médica dermatologista, que vai conseguir diagnosticar com precisão o que pode estar acontecendo na sua pele. Ou seja, procure um profissional se você começar a sentir os sintomas. Nada de aplicar produtos na pele e usar medicamentos sem o acompanhamento médico! Além de agravar o quadro, você pode acabar causando danos irreversíveis na pele e até mesmo comprometendo sua saúde.

consulta com dermatologista

É possível prevenir a rosácea?

Como a gente viu agora pouco, a rosácea não tem uma causa definida. Por isso, é um pouco difícil prevenir o surgimento da condição. Mas isso não significa que você não possa prevenir o aparecimento ou o agravamento de crises, se for diagnosticado.

Existem alguns hábitos super práticos que você pode incluir na sua rotina. Olha só:

  • Usar protetor solar com FPS adequado às necessidades da sua pele.
  • Evitar ou parar de fumar.
  • Proteger a pele de mudanças bruscas de temperatura — tipo sair do ar condicionado direto pro calorão, sabe?
  • Usar água fria ou, no máximo, morna pra lavar o rosto.
  • Evitar alimentos apimentados.
  • Se for consumir bebidas cafeinadas ou alcoólicas, consuma com moderação.
  • Usar cosméticos naturais, com ingredientes limpos e próprios pra pele sensível — leia sempre o rótulo e, na dúvida, consulte com sua dermatologista se é seguro usar o produto.

mulher aplicando hidratante facial

Outro ritual super legal que você pode praticar que ajuda bastante nos cuidados com a pele rosácea é o skinimalismo, que consiste em usar pouquíssimos cosméticos, apostando em uma pele mais natural. Fiz um post completinho sobre o assunto aqui no blog, corre lá pra ver!

Agora que você sabe mais sobre a rosácea, vai ficar muito mais fácil cuidar da sua pele se os sinais começarem a aparecer. Mas olha: lembre que, antes de tudo, procurar ajuda de uma dermatologista é crucial, ok?

Outra dica legal é preferir produtos pra pele com fórmulas naturais, livres de ativos tóxicos. E sabe quem tem produtos assim? Eu mesma! Minhas barrinhas pro rosto são desenvolvidas com ingredientes limpos de alta performance que proporcionam uma limpeza gentil na pele. E o melhor: elas são waterless, veganas e livres de plástico. Legal, né? 

Curtiu o conteúdo? Me diz o que achou aqui nos comentários, eu vou amar ler tudinho. Até a próxima.

 

Banner de barra de limpeza facial B.O.B

 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

promoção
promoção
  • carvão ativado

  • argila rosa

ver todos os produtos