Óleos essenciais: descubra tudo sobre suas propriedades, benefícios e aromaterapia

Quantas vezes você já leu ou ouviu falar de óleos essenciais? Essa expressão se tornou famosa e é muito usada no universo dos cosméticos e da estética, mas nem sempre sabemos exatamente o que é um óleo essencial e como ele pode ser usado. 


A verdade é que os óleos essenciais provavelmente já fazem parte da sua rotina de autocuidado, seja no skincare ou no haircare, e às vezes acabam até passando despercebidos. Eles podem estar presentes nos ingredientes de shampoos, condicionadores, máscaras faciais e vários outros itens de beleza do seu dia a dia. Por isso, vale a pena conhecê-los mais de perto e descobrir tudo o que eles podem fazer por você!


Para quem quer saber tudo sobre o assunto: preparamos este guia com várias informações importantes e dicas para você ficar por dentro dos óleos essenciais.


Índice


 

óleos essenciais

 


O que são óleos essenciais?


Os óleos essenciais são compostos orgânicos produzidos a partir da extração de ativos naturais de origem vegetal. Isso quer dizer que seus componentes são extraídos de folhas, frutos, flores, sementes e até mesmo de cascas e caules de uma infinidade de plantas.


Eles são substâncias bastante concentradas e muito voláteis - mudam do estado líquido para o gasoso com facilidade - e reúnem em sua formulação alguns dos elementos mais característicos de um vegetal, como suas propriedades medicinais e terapêuticas e, especialmente, seu aroma.


Os óleos essenciais podem ser formulados de maneiras diversas, e a técnica usada em sua extração também pode levar a compostos diferentes. Esse fator, aliado à diversidade vegetal, explica os inúmeros tipos de óleos essenciais que existem hoje no mercado.


Como se classificam os óleos essenciais?


Já deu para notar que existem muitas variáveis para considerarmos quando estamos falando sobre óleos essenciais, né? Por isso mesmo, classificar esses compostos também não é tarefa simples.


Existem várias formas de catalogar os óleos essenciais. Por exemplo, eles podem ser divididos a partir do método usado em sua obtenção: destilação a vapor, prensagem a frio, hidrodestilação, enfleurage, extração por solventes ou por fluidos supercríticos. 


Os óleos essenciais também podem ser organizados pela parte da planta que deu origem ao composto: flores, folhas, raízes, cascas, frutos, sementes. E existe também a classificação dos óleos essenciais baseada em suas características aromáticas e sensoriais, que incluem categorias como óleos essenciais cítricos, florais, etc.

 

 

 

Para que servem os óleos essenciais?


Hoje, os óleos essenciais são utilizados de diversas formas. Eles estão presentes no mercado farmacêutico, no setor alimentício e, claro, no ramo dos cosméticos, em perfumes, cremes, sabonetes, shampoos e muitos outros.


Em todos esses casos, os óleos essenciais são adicionados a esses produtos por motivos diferentes: para dar ou realçar sabor, para agregar uma ação terapêutica ou para adicionar um toque aromático a determinado item. Falando em aroma, essa é uma das características mais marcantes dos óleos essenciais, e possui até um campo de estudo próprio: a aromaterapia.


aromaterapia difusor


Aromaterapia


A ideia que sustenta o conceito de aromaterapia, como o próprio nome já diz, é de que a ação de determinados aromas sobre nosso corpo pode ser terapêutica, trazendo benefícios para nossa saúde. É uma técnica milenar, presente em diversas culturas, e que vem ganhando embasamento científico recentemente.


Os óleos essenciais são elementos fundamentais dentro da aromaterapia: seja em difusores, gotas, cremes e outros suportes, são eles os responsáveis por oferecer, através do aroma, seus benefícios para quem se submete à terapia. Na verdade, quase qualquer forma de uso de óleos essenciais já é considerada como uma forma de aromaterapia, mesmo quando utilizados para dar sabor e destacar fragrâncias.


Segundo a aromaterapia, inalar determinados cheiros tem o poder de reavivar memórias afetivas e lembranças positivas, capazes de trazer bem-estar emocional e aliviar as tensões do dia a dia. Também pode colaborar com mais saúde e equilíbrio para os sistemas de nosso corpo. A verdade é que um cheirinho bom é sempre bem-vindo, né?

 

 


Óleos essenciais: propriedades


Além do aroma marcante dos óleos essenciais, eles também possuem propriedades que agem na nossa pele, cabelos e até no humor! Cada vez mais surgem pesquisas científicas que comprovam as ações dos óleos essenciais sobre nosso organismo, mas algumas dessas propriedades já são bastante conhecidas por quem utiliza esses compostos.


Alguns óleos essenciais têm efeito estimulante, enquanto outros atuam como calmantes. Também encontramos ações cicatrizantes, analgésicas, desintoxicantes, antioxidantes, antissépticas e várias outras.


Quais os melhores óleos essenciais?


Com tantos benefícios extraídos de seu uso, afirmar quais são os melhores óleos essenciais é sempre arriscado. O importante é conhecer a ação de cada um e utilizar o que pode trazer mais benefícios para você.


Alguns dos óleos essenciais mais famosos e conhecidos são os óleos de laranja, limão, melaleuca, hortelã, alecrim, erva-doce, menta, eucalipto e capim-limão.



Como usar os óleos essenciais?


A utilização dos óleos essenciais, embora pareça, não é tão simples. Primeiramente, apesar de sua origem natural, isso não significa que podem simplesmente ser usados sem qualquer indicação. Na verdade, em alguns casos, óleos essenciais podem até se tornar prejudiciais à saúde, se utilizados do jeito errado. Quer um exemplo? Existem óleos essenciais (especialmente os cítricos) que podem causar queimaduras e manchas na pele se for exposta ao sol após a aplicação.


O que acontece é que os óleos essenciais, como já vimos, são extremamente concentrados. E isso causa muita confusão - e alguns erros - quanto à sua dosagem. Uma gotinha pode ser incrivelmente poderosa e, se usada da forma incorreta, os danos também podem ser muito impactantes.


Por isso, em aplicações diretamente na pele, como em massagens ou compressas, o mais recomendado é usar os óleos essenciais diluídos em outros óleos vegetais. Eles atuam como meio condutor dos ativos presentes no óleo essencial escolhido, evitam que a pele fique irritada e até facilitam a aplicação.


Outra forma de utilizar os óleos essenciais sem risco de superdosagem é através de difusores ou vaporizadores, que vão espalhando o aroma pelo ar de forma lenta e constante, ou em gotas, que podem ser aplicadas à preparação do seu banho e até mesmo a certas receitas culinárias. Lembre-se: como qualquer mestre cuca que se preze, siga exatamente a receita e não aplique nenhuma gota a mais do que o recomendado, combinado?


Saber exatamente quais as propriedades e dosagens de cada óleo essencial antes de adicioná-lo à sua rotina de cuidados pode ser complicado. Por isso, o legal mesmo é curtir todos os benefícios desses compostos naturais em produtos que já fizeram isso por você. É o caso das barrinhas da B.O.B: nelas você encontra diversos tipos de óleos essenciais, formulados para oferecer o máximo de efeito sem colocar sua saúde em risco.

 

 


Os óleos essenciais e a B.O.B


Quando você usa os diversos produtos da B.O.B, também já está desfrutando das propriedades benéficas dos óleos essenciais. Nossas barrinhas só levam os melhores ingredientes, e é claro que a gente não deixaria de lado todo o poder aromático e terapêutico dos óleos essenciais em nossas formulações.


Nosso Shampoo Detox, por exemplo, traz em sua composição o óleo essencial de eucalipto, conhecido por suas propriedades de efeito bactericida e antisséptico. O efeito detox do Carvão Ativado, que absorve as impurezas e os resíduos de poluição, e a ação desintoxicante e antioxidante da Argila Preta, completam o time de ativos naturais que fazem uma limpeza profunda e revitalizam a saúde do couro cabeludo. Com isso, o Shampoo Detox da B.O.B controla a oleosidade e melhora a circulação sanguínea na região, e isso ajuda no fortalecimento e crescimento dos fios.


Já o Purificante, nosso shampoo em barra para cabelos oleosos, junta a Argila Verde e o Óleo de Palmiste a três tipos de óleos essenciais em sua composição: alecrim, menta e capim-limão. Já imaginou a ação poderosa desse trio em seus cabelos? Eles dão aquele cheirinho fresh e energizante aos cabelos, refrescando o couro e estimulando a microcirculação, o que ajuda no crescimento dos fios.


O óleo essencial de menta tem poder refrescante e tranquilizante, e ajuda a combater a queda de cabelo. Já o óleo essencial de capim-limão ajuda com seu efeito antioxidante, e o óleo essencial de alecrim completa o pacote agindo de forma cicatrizante, controlando a oleosidade e a caspa, e ainda atuando como tônico, dando brilho aos fios!


Mas o match da B.O.B com os óleos essenciais não se resume ao Shampoo Detox e ao Shampoo Purificante, claro. Confira a seguir os principais óleos essenciais e óleos vegetais presentes em nossos produtos, e repare em seus benefícios. Você vai se surpreender com quanta coisa boa cabe em uma barra da B.O.B!



Óleos Essenciais nos produtos da B.O.B



Óleos Vegetais nos produtos da B.O.B


  • Óleo de Palmiste
    • Nutrição de cabelos danificados;
    • Tratamento contra caspa.

  • Óleo de Buriti
    • Antioxidante;
    • Protetor contra raios solares;
    • Fortalecedor capilar;
    • Prolonga a duração da cor em cabelos tingidos;
    • Hidrata os fios;
    • Restaura cabelos danificados;
    • Elimina pontas duplas;
    • Controla o frizz;
    • Promove brilho.

  • Óleo de Baobá
    • Promove brilho;
    • Protege os fio da irradiação do sol, da água do mar e do cloro da piscina;
    • Previne o desbotamento da cor dos cabelos;
    • Traz nutrição;
    • Desintoxica;
    • Previne a queda dos fios;
    • Restaura.

  • Óleo de Amêndoas Doces
    • Hidratante;
    • Umectante e emoliente;
    • Recupera o equilíbrio da oleosidade.

  • Óleo de Mamona
    • Estimula o crescimento do cabelo;
    • Promove brilho;
    • Hidratante.

  • Óleo de Pracaxi
    • Promove brilho e dá luz aos fios;
    • Mantém a hidratação por mais tempo;
    • Pode ser usado como leave- in para cabelos enrolados, auxiliando no momento de pentear.

  • Óleo de Jojoba
    • Ajuda no crescimento dos cabelos por causa da sua limpeza profunda;
    • Regula a produção do sebo natural da pele;
    • Trata espinhas;
    • Também hidrata peles secas.

 

 

Quer descobrir em quais barrinhas da B.O.B esses óleos essenciais e óleos vegetais estão? Passeie por nossa linha completa de produtos, confira as fórmulas e fragrâncias de cada um e escolha os seus! 


Além de obter essas informações, você fica por dentro de todos os diferenciais dos shampoos, condicionadores e limpadores faciais da B.O.B: eles são produtos veganos, naturais, livres de crueldade animal e, claro, não utilizam nenhum plástico em suas embalagens!


Ao utilizar os cosméticos sólidos da B.O.B, você reduz o consumo de frascos e garrafas plásticas. Esse conjunto de pequenas ações cotidianas é capaz de fazer a diferença na preservação do meio ambiente. Afinal, você sabe: viver de modo sustentável é cada vez mais essencial. :)


Conte para a gente o que você achou sobre o uso dos óleos essenciais e o que mais quer ver por aqui!




deixe um comentário

nossos produtos