Poros dilatados: saiba o que causa e como prevenir!

Poros dilatados: saiba o que causa e como prevenir!

Você já sentiu os poros da sua pele mais abertos e visíveis em algum momento da vida? É bem comum que essa parte do corpo sofra com dilatação, seja por conta do seu tipo de pele, por alguma mudança na rotina de skincare ou até mesmo por causa da temperatura que sua pele é exposta.

O fato é que, por mais que não seja algo incomum, os poros dilatados podem causar um certo desconforto e até descontentamento com a aparência que eles deixam — muitas vezes, eles são até tratados como sinônimo de descuido com a própria pele, o que não é verdade!

E pra acabar com todo esse tabu em relação à pele com poros abertos, eu preparei este conteúdo com tudo sobre o assunto: desde quais as principais causas até dicas de como evitar essa dilatação. Acompanhe a leitura comigo pra saber mais!

rosto feminino com poros dilatados

É normal ter pele com poros abertos?

Sim! O poro dilatado é uma característica normal da pele humana e não tem relação alguma com condições dermatológicas mais sérias, nem nada do tipo. Acho que é super importante a gente desmistificar isso logo de cara, porque, muitas vezes, esses aspectos mais “indesejados” da pele são tratados como algo ruim e anormal — o que tá longe de ser verdade!

A real é que os poros são parte essencial do corpo, já que é por eles que a gente elimina suor e oleosidade, por isso, eles têm um aspecto levemente aberto por natureza. E é bem normal que as peles naturalmente oleosas e mistas (aquelas com mais oleosidade na zona T do rosto) tenham eles mais visíveis, justamente pela função que eles desempenham.

O problema é que, quando esses buraquinhos permanecem bem abertos a ponto de serem notáveis, eles podem causar bastante desconforto estético, já que atrapalham a conquista daquela pele mais lisinha — e não tem nada de errado em querer isso, viu? E o primeiro passo pra chegar nessa textura mais uniforme é entender o que pode estar por trás dessa dilatação!

Quais as causas dos poros dilatados?

Bom, existe mais de um fator que pode causar a dilatação dos poros da pele e, em muitos casos, eles aparecem em conjunto, indicando que algo na sua rotina pode ser melhorado. Vem comigo conhecer as 4 principais causas dessa abertura:

poros da pele do rosto

1. Oleosidade em excesso na pele

A pele produz óleos naturais diariamente, através das glândulas sebáceas, e os libera pelos poros pra se manter hidratada e protegida. Mas, quando esse sebo é feito em excesso ou se acumula por muito tempo na região, é bem comum que ocorra uma dilatação mais constante desses buraquinhos — justamente o que explica o aparecimento deles ser mais recorrente na pele oleosa.

Além disso, o aumento natural da oleosidade ao longo do dia também pode causar essa dilatação, mas isso é momentâneo e eles voltam ao tamanho normal assim que sua pele é limpa. Nos dois casos, é importante conhecer as necessidades do seu corpo e saber como tirar a oleosidade do rosto diariamente sem comprometer a sua hidratação natural.

rosto com pele oleosa

2. Acúmulo de células mortas ao redor dos poros

Esse caso aqui é bem semelhante ao da oleosidade: nossa pele tá se renovando constantemente e, por conta disso, as células “mais velhas” dão lugar às mais novas e precisam ser removidas pra não se acumularem na região. Quando esse acúmulo acontece, é sempre ao redor dos poros, fazendo com que eles se dilatem mais e corram até o risco de ficarem obstruídos.

Pra evitar esse problema, é fundamental que a rotina de skincare seja feita duas vezes ao dia (de manhã e à noite), pois assim seu rosto se mantém limpinho e livre do acúmulo de impurezas. Aliás, eu tenho um post aqui no blog sobre como fazer limpeza de pele em casa que pode te ajudar com isso, corre lá pra ver!

3. Banhos quentes com frequência

Não é segredo pra ninguém que tomar banho quente com frequência faz mal pra pele do corpo todo, né? E isso se dá, principalmente, porque a alta temperatura dilata os poros e faz com que a pele perca a capacidade de reter sua hidratação, vinda dos seus óleos naturais. O ideal é manter a água morna, próxima à temperatura do seu corpo, pra evitar que essa dilatação constante aconteça.

4. Envelhecimento natural da pele

Envelhecer é um processo natural e faz parte do ciclo da vida, certo? Junto a esse movimento, é normal que a pele passe por suas próprias transformações, e uma das principais é a perda da elasticidade — um fator importantíssimo pra evitar a aparência de poros dilatados e trazer mais firmeza à epiderme.

E, enquanto a gente sabe bem que não temos uma poção mágica que faça o tempo parar, existem, sim, alguns hábitos que podem remediar o envelhecimento da pele e trazer um pouco de conforto estético pra sua rotina. Eu fiz um post sobre isso aqui no blog, aproveita pra dar uma conferida e ficar por dentro das dicas!

pele do rosto de uma mulher idosa

Os poros dilatados oferecem algum risco pra pele?

O único risco que os poros dilatados oferecem à pele é em relação a sua maior suscetibilidade à obstrução, já que eles abertos ficam mais expostos à poluição, sujeira e outros agentes externos — além, é claro, da oleosidade!

Infelizmente, essa obstrução pode desencadear um quadro inflamatório com bastante acne e, por isso, é sempre importante evitar essa situação com os cuidados diários adequados.

Como cuidar dos poros dilatados?

Cuidar da pele com poros abertos é uma tarefa bem tranquila — ela consiste, basicamente, em manter uma rotina de cuidados, tanto com a pele quanto com o corpo todo. Separei aqui algumas dicas bem práticas, olha só:

1. Converse com um dermatologista

Quando o assunto é pele, não existe ninguém melhor do que o dermatologista pra te ajudar a encontrar os cuidados adequados pra atender às suas necessidades. Além de garantir dicas certeiras do que pode ser aplicado no seu corpo, você ainda evita cair naquelas dicas caseiras “milagrosas” que vemos por aí e que podem fazer mais mal do que bem.

2. Faça seu skincare religiosamente

Realizar seu skincare de manhã e pela noite garante uma pele mais fresquinha, limpa e livre de quaisquer impurezas que possam causar a dilatação dos poros. Lembre que essa rotina deve sempre consistir em limpar, hidratar e proteger toda a epiderme e, por isso, deve ser feita com formulações limpas, livres de ativos que possam inflamar ou comprometer a saúde da pele.

E, se o assunto é encontrar produtos de skincare que realmente promovam um cuidado leve, equilibrado e natural, nada melhor do que investir nas minhas Barras de Limpeza Facial! São duas barrinhas que atendem necessidades diferentes da pele, uma com carvão ativado e a outra com argila amarela, além de diversos outros componentes naturais de alta performance.

Ah, e o melhor: elas são livres de plástico e água, da formulação à embalagem, sendo a escolha perfeita pra cuidar de você e do Planeta!

barra de limpeza facial

3. Mantenha a hidratação do corpo em dia

A gente já sabe bem da importância de manter o corpo hidratado, consumindo a quantidade de água adequada diariamente, certo? Então aqui vai mais um incentivo pra você manter esse hábito em dia: a hidratação ajuda o corpo a eliminar impurezas com mais facilidade, evitando que elas se acumulem na pele e deixem os poros dilatados e obstruídos.

Por isso, pegue aquela garrafinha prática e reutilizável que cabe na bolsa e leve sua dose de água diária com você, por onde for. Aliás, essa também é uma boa dica pra evitar ficar comprando essas garrafas plásticas descartáveis — até porque, a gente sabe bem que elas não são exatamente eliminadas do mundo quando são jogadas fora, né?

4. Tenha cuidado com a temperatura da água

Lembra quando eu comentei que a água quente é uma das causas dos poros dilatados? Pois bem, é sempre bom reforçar que o melhor é manter a temperatura do banho morna, entre 37.º e 38°C — mais ou menos a mesma do corpo. Assim, você evita dilatação da pele e, de quebra, se livra aquele choque térmico assim que sair do banheiro.

É possível prevenir a dilatação dos poros da pele?

Sim, é super possível prevenir os poros dilatados! Basta seguir uma rotina equilibrada, com as dicas que vimos agora mesmo, e sempre conversar com seu dermatologista se sentir que algo não está certo.

Seja uma pele com poros abertos, ou qualquer outro problema que esteja te causando desconforto, o segredo é sempre ficar atenta aos sinais e cuidar de si com atenção e carinho, por dentro e por fora. Se você curtiu esse conteúdo, que tal aproveitar pra continuar no papo sobre pele e conhecer mais sobre o efeito rebote?

Eu volto em breve com mais um papo pra deixar a rotina de autocuidado — e de cuidados com o Planeta — mais completa!

 

barras de limpeza facial

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
  • carvão ativado

  • argila rosa

ver todos os produtos