Conheça o efeito rebote, suas causas e como evitar!

O que é efeito rebote, suas causas e como evitar?

Diz aí: você já sofreu com o efeito rebote ao cuidar da pele ou do cabelo? Peraí que vou te ajudar a responder essa pergunta: se a sua pele ficou mais oleosa mesmo depois de seguir uma rotina super-regrada de cuidados pra combater a oleosidade, é efeito rebote — e o mesmo vale pros cabelos. Isso é bem comum e, apesar de chato, é uma resposta natural do corpo pra lutar contra a desidratação.

Se você ainda não tá familiarizada com o termo, não se preocupe! Hoje eu vim te apresentar um raio-x completo do efeito rebote, mostrando o que ele é, como ele surge e quais as melhores ações que você pode tomar pra evitar que ele aconteça. Vem comigo pra ficar por dentro de tudo!

O que é efeito rebote?

O efeito rebote é uma resposta do organismo contra a desidratação da pele, principalmente do rosto e do couro cabeludo. Apesar do que muita gente acredita, ele não acontece só com quem tem a pele dessas regiões do tipo oleosa ou mista, mas também com peles secas.

O processo é mais ou menos assim: quando a pele não tá devidamente hidratada, as glândulas sebáceas recebem um “sinal de alerta” sobre o possível ressecamento da superfície e entram em um modo de superprodução de sebo pra compensar o que a pele não conseguiu na sua parte externa (chamada de epiderme) — por isso é bem comum quando se tenta combater a oleosidade.

homem sorrindo com a mão esncostada na bochecha

O problema é que, a longo prazo, esse aumento da produção de sebo não contribui em nada pra manutenção da hidratação natural da epiderme, pois as glândulas seguem nesse ritmo desregulado por um bom tempo, mesmo depois que a pele volta à sua hidratação ideal. E aí, obviamente, todo esse excesso de gordura vai se acumulando nos poros, causando obstrução, impedindo a absorção de nutrientes essenciais e dando aquele aspecto oleoso que a gente quer tanto evitar. 

Mas a boa notícia é que o efeito rebote é totalmente reversível, viu? É só mudar alguns hábitos na rotina de cuidados com a pele ou os cabelos pra restaurar a saúde e a hidratação deles.

Quais são os malefícios do efeito rebote pra pele?

O efeito rebote na pele agrava o quadro que você tá tentando tratar. Por exemplo, se você tem a pele oleosa e quer diminuir a oleosidade, pode acabar prejudicando a barreira de proteção natural da epiderme e fazendo com que a pele aumente a produção da oleosidade pra compensar a falta de hidratação. Com isso, além de uma pele mais oleosa, você corre o risco de sofrer com o aparecimento da acne, no rosto, já que a oleosidade em excesso também vai obstruir mais os poros da pele, ou da foliculite capilar, no couro cabeludo, por exemplo.

Esse efeito também pode acontecer no processo de tratamento de manchas e melasma. Nesses casos, quando os produtos são usados em excesso, a pele pode acabar produzindo mais melanina e aumentando as manchas na região afetada pra compensar a irritação. E quando se trata do couro cabeludo, você também pode acabar desenvolvendo a dermatite seborreica, a temida caspa, por conta do acúmulo de resíduos no couro cabeludo após a produção excessiva de oleosidade.

Quais são as causas do efeito rebote?

No geral, o efeito rebote é causado por questões de hábitos e comportamentos na rotina de cuidados. Eu separei as principais causas do efeito rebote na pele pra te ajudar a identificar:

  • Excesso de limpeza diária (o mais indicado é até duas vezes por dia).
  • Falta de hidratação da pele.
  • Uso de produtos que não combinam com o seu tipo de pele.
  • Uso de produtos agressivos em excesso.

Esse último fator é muito comum no combate à oleosidade, principalmente quando se está desesperada e com pressa pra resolver o problema, sem dar tempo pro processo. Você acaba usando produtos de limpeza que usam agentes agressivos, como os sulfatos, eles eliminam a oleosidade temporariamente e horas depois sua pele parece estar ainda mais oleosa do que estava no começo. Aí você entra em um ciclo sem fim, procurando por ativos de limpeza cada vez mais potentes, quando na realidade uma rotina de hidratação adequada e equilibrada poderia ter sido a solução.

O efeito rebote acontece em todo tipo de pele?

Sim, todo tipo de pele pode sofrer com o efeito rebote. Apesar de ser mais comum acontecer com quem tem a pele oleosa, a pele seca e a mista não estão livres desse risco quando o skincare é feito com produtos inadequados ou com excessos.

duas pessoas deitadas com os rostos lado a lado um contrário ao outro

A pele oleosa acaba correndo mais risco de passar pelo efeito rebote porque ela naturalmente já produz mais sebo do que os outros tipos. Essa oleosidade acaba saindo mais e mais quando acontece uma limpeza em excesso.

Leia também: Cuidados com a pele negra no inverno.

Como identificar o efeito rebote?

Pra identificar e saber se você está tendo o efeito rebote na pele, é preciso prestar atenção nos sintomas característicos dele, que podem mudar de acordo com o tipo de pele e o tratamento que você tá fazendo.

Então, se você tá seguindo um tratamento novo e com produtos de cuidado mais intensivo, preste atenção se a sua pele apresentar algum desses efeitos:

  • Maior produção de oleosidade: limpou o rosto e algumas horas depois parece que a oleosidade voltou ainda mais potente? Esse é um dos sinais do efeito rebote. Os produtos pra limpar a pele que você está usando podem ser muito agressivos pra região. 
  • Aspecto vermelho e irritado: dependendo do tipo de produto que você usa, seu rosto pode ficar irritado e vermelho, porque a ação pode ter sido excessiva pra saúde da sua pele. Isso é ainda mais comum em fórmulas com ingredientes sintéticos que possuem um potencial alergênico alto, como os parabenos, petrolatos e sulfatos.
  • Descascando e ressecada: esse efeito rebote é comum, também, em peles naturalmente secas, que acabam ficando ainda mais ressecadas e até descamando com o uso de um produto em excesso.
  • Maior sensibilidade: se você não consegue tocar facilmente na pele sem incômodo ou percebe que ela reage com irritação a produtos que ela já estava acostumada, pode ser devido ao uso de um novo produto mais potente que está agredindo a epiderme.
  • Aumento da acne: acontece quando você tá tentando combater a acne com produtos específicos e a pele vai piorando. Esses produtos antiacne tem efeito secante que pode deixar a pele desidratada e estimular a produção da oleosidade, que aumenta a acne.

Como tratar o efeito rebote?

Apesar de ser bem chato e incômodo, dá pra tratar o efeito rebote, viu? Então, se você tá passando por isso, não precisa se desesperar. Com paciência e os cuidados certos, sua pele vai voltar ao normal e você poderá melhorar o tratamento dela com a ajuda de um especialista.

Pra te ajudar nesse processo, eu separei os 3 principais cuidados pra tratar o efeito rebote.

  1. Use produtos adequados

Já que uma das causas do efeito rebote pode ser os produtos que você está usando, a primeira coisa que você pode fazer é olhar com mais cuidado pra eles. O mais importante é garantir que você esteja usando fórmulas adequadas pro seu tipo de pele, que respeitam o funcionamento natural do seu organismo.

Um produto pra controlar a oleosidade precisa ter uma fórmula que limpa o excesso do sebo e controla a sua produção, mas sem ressecar a pele. Já quem tem a pele seca precisa de produtos com toque mais hidratante, mesmo que ainda limpem a pele.

Também é importante dar uma olhada na fórmula pra ter certeza que nenhum dos ingredientes seja alergênico ou comedogênico pra você, que são aqueles que aumentam o funcionamento das glândulas sebáceas e podem aumentar a acne.

E, nessa hora, minha dica é dar preferência aos produtos naturais, que tendem a ter menos ingredientes tóxicos e nocivos pra saúde da sua pele, como os meus. Por aqui, as minhas fórmulas são totalmente naturais e feitas com cuidado pra que não irritem nenhum tipo de pele — e não agridam o Planeta também.

  1. Higienize bem a pele

Outro passo importante pra tratar o efeito rebote é saber limpar a pele de forma efetiva e sem agressão. Pra começar, evite higienizar a pele mais de duas vezes por dia, a não ser que a sua dermatologista oriente a fazer isso. Essa quantidade de higienização é suficiente pra manter a pele limpa sem atrapalhar a hidratação natural da epiderme.

Dê atenção, também, pra escolha do seu sabonete de limpeza facial, pois a composição dele vai impactar no nível de limpeza e na hidratação da sua pele. Busque por uma opção que não agrida o seu tipo de pele.

  1. Hidrate a pele

E, pra fechar, não poderia deixar de falar da importância da hidratação pra tratar o efeito rebote tanto na pele seca quanto na oleosa. Isso mesmo, não é porque você tá tratando a oleosidade em excesso que não precisa hidratar a sua pele, pelo contrário. Sem a hidratação, você deixa a epiderme ressecada e estimula a produção excessiva do sebo, causando o efeito rebote.

Caso você faça tudo isso e perceba que não tá sendo efetivo pra tratar o efeito rebote, não deixe de se consultar com um dermatologista pra encontrar a solução ideal pra sua pele, afinal, cada organismo é único e tem as suas características.

Como evitar o efeito rebote?

Pra evitar que o efeito rebote chegue na sua pele ou nos seus fios, o segredo é tomar ações que ajudem a manter a produção de sebo da sua pele em total equilíbrio. Pra te ajudar nessa missão, eu levantei 3 dicas superpráticas que vão tornar a sua rotina de autocuidado ainda mais fácil e eficiente, olha só:

  1. Conheça o seu tipo de pele

Conhecer o seu tipo de pele é o primeiro passo pra montar uma rotina de autocuidados mais equilibrada e evitar o efeito rebote. Isso porque cada uma delas — equilibrada, mista, seca ou oleosa — produz sebo em uma quantidade específica e isso indica a quantidade e o tipo de hidratação que necessita diariamente.

Ah, conhecer as características dos seus cabelos também é uma boa, viu? Assim como a pele, eles também podem ter maior ou menor tendência à oleosidade, normalmente ligada ao tipo de textura que eles possuem. Se você tiver dúvidas na hora de identificar esses pontos, é super válido consultar um dermatologista e um cabeleireiro pra ter uma definição mais adequada!

  1. Mantenha a hidratação em dia

Já deu pra perceber que a hidratação é um ponto-chave pra impedir que o efeito rebote aconteça, né? Por isso, não se esqueça de incluir na sua rotina os produtos adequados pra manter a pele e os fios hidratados, sempre se atentando às necessidades das características específicas deles.

Ah, e não se esqueça de que beber água é muito importante nessa equação, já que ela hidrata o organismo de dentro pra fora, ajudando a eliminar toxinas, deixando os poros mais limpinhos e controlando a oleosidade.

  1. Aposte em cuidados minimalistas

Quando for montar sua rotina de cuidados com a pele e o cabelo, além de entender suas reais necessidades, uma boa ideia pra evitar o efeito rebote é apostar no autocuidado minimalista. Isso porque reduzir a quantidade de cosméticos usados e aumentar a qualidade de cada um deles diminui as chances deles deixarem resíduos que possam contribuir pro aumento da oleosidade no corpo e nos fios.

A ideia aqui é conseguir equilibrar tudo com o mínimo de passos possíveis e produtos com fórmulas mais limpas, que contribuam de verdade pra manutenção da hidratação natural do corpo. Um bom exemplo disso, pra pele, é o skinimalismo, um conceito que mostra como o skincare pode ser descomplicado, simples e, ao mesmo tempo, potente.

Já pros cabelos, uma boa ideia pra trazer o minimalismo é praticando o low poo. Essa é uma técnica de limpeza dos fios que usa pouquíssimo shampoo e elimina os produtos com ativos sintéticos e potencialmente nocivos, que causam desequilíbrio e podem contribuir pro aumento da oleosidade.

Seja qual for a causa do efeito rebote, se você estiver passando por isso, uma coisa é certa: eliminar esse problema só é possível quando encontramos o equilíbrio, seja na frequência da rotina de cuidados, seja na escolha dos ativos que você aplica na pele e nos fios.

Curtiu o conteúdo? Se você quiser continuar aprendendo sobre formas de equilibrar os cuidados com o corpo, leia também meu post sobre rotina de skincare pra pele oleosa, onde eu dou dicas supervaliosas de passos e produtos pra esse tipo de pele.

Banner com Call To Action de barras de limpeza facial B.O.B
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
best seller promoção
ver todos os produtos