Conheça o efeito rebote, suas causas e como evitar!

Conheça o efeito rebote, suas causas e como evitar!

Diz aí: alguma vez já aconteceu de você seguir uma rotina super regrada de cuidados com a pele e os cabelos pra acabar com o temido excesso de oleosidade, mas mesmo assim ter a sensação de que, além de não ir embora, ele só piora? Pois bem, esse fenômeno é bem comum e tem nome: efeito rebote, um comportamento natural do organismo pra lutar contra a desidratação.

Se você ainda não tá familiarizada com o termo, não se preocupe! Hoje eu vim pra fazer um raio-X completo do efeito rebote, mostrando o que ele é, como acontece e quais as melhores ações que você pode tomar pra evitar que ele aconteça. Vem comigo pra ficar por dentro de tudo!

homem sorrindo com a mão esncostada na bochecha

Índice

O que é efeito rebote?

O efeito rebote nada mais é do que uma resposta do organismo contra a desidratação da pele, principalmente do rosto e do couro cabeludo. Apesar do que muita gente acredita, ele não é exclusivo de quem tem essas regiões oleosas ou mistas, podendo acontecer até nas que são naturalmente secas.

Ele acontece mais ou menos assim: quando a pele não tá devidamente hidratada, as glândulas sebáceas recebem um “sinal de alerta” sobre o possível ressecamento da superfície da derme e entram em um modo de superprodução de sebo pra compensar o que a pele não consegue externamente.

O problema é que, a longo prazo, esse aumento da produção de sebo não contribui em nada pra manutenção da hidratação natural da epiderme, pois as glândulas seguem nesse ritmo desregulado por um bom tempo, mesmo depois que a pele volta a ser devidamente hidratada.

E aí, obviamente, todo esse excesso de gordura vai se acumulando nos poros, causando obstrução, impedindo a absorção de nutrientes essenciais e dando aquele aspecto oleoso. Mas a boa notícia é que o efeito rebote é totalmente reversível, sendo necessário apenas algumas mudanças de hábitos nos cuidados com a pele e os cabelos.

O que causa o efeito rebote?

Existem alguns comportamentos e hábitos que temos — ou não — na rotina de autocuidado que podem causar o efeito rebote. Dá só uma olhada nos principais:

  • falta de hidratação da pele;

  • limpeza da pele facial feita mais que duas vezes ao dia;

  • uso de produtos inadequados pras necessidades reais do rosto, corpo e cabelos;

  • uso excessivo de cosméticos pra acabar com a oleosidade — a longo prazo, se não forem acompanhados por uma camada hidratante, podem causar um ressecamento gravíssimo.

Efeito rebote na pele e no cabelo: qual a diferença?

Bom, quando falamos de alguma condição que atinge a pele, é normal que a gente pense primeiramente no rosto e corpo, mas é importante ressaltar que o couro cabeludo também faz parte dessa equação e, por isso, ele também sofre com o rebote. Só que a maneira que esse fenômeno se manifesta nas áreas faciais e corporais é um pouquinho diferente da região capilar.

Basicamente, o efeito rebote na pele do corpo e do rosto fica 100% visível na epiderme, já que essas regiões são totalmente expostas ao mundo exterior. Já no couro cabeludo, apesar da oleosidade que se acumula em sua superfície, os fios de cabelo são os que refletem mais visivelmente as consequências do fenômeno, ganhando um aspecto oleoso, principalmente perto da raiz.

Por isso, pra impedir que a pele sofra com essa superprodução de sebo, é importante não só focar em uma boa rotina de skincare, mas também de scalp hair, ou “cuidados com o couro cabeludo”, em português. Com ele, você garante o equilíbrio das glândulas sebáceas do corpo inteiro.

É efeito rebote ou efeito build up?

Dentro desse universo de problemas que podem atingir a pele da região capilar, existe um em específico que a galera confunde bastante com o efeito rebote por, também, ter como principal sinal o excesso de oleosidade que surge na pele e se reflete nos fios: é o efeito build up!

Só que eles são bem diferentes, porque o rebote surge pela desidratação, mas o build up é causado pelo acúmulo de resíduos no couro cabeludo, vindos de produtos capilares finalizadores, tipo cremes pra petear, ou shampoos e condicionadores que não são bem enxaguados durante o banho.

É bem necessário diferenciar o gatilho desses dois pra não acabar tratando o problema do jeito errado e agravando a situação. Na dúvida, sempre procure um dermatologista pra avaliar o caso e poder investigar da forma mais assertiva, tá bem?

No fim das contas, o que importa é recuperar o equilíbrio da pele capilar pra evitar quadros mais sérios, tipo ressecamento, quebra e queda dos fios — algo que os dois podem causar se não forem tratados.

Como evitar o refeito rebote? 3 dicas infalíveis!

Pra evitar que o efeito rebote chegue na sua pele ou nos seus fios, o segredo é tomar ações que ajudem a manter a produção de sebo da sua pele em total equilíbrio. Pra te ajudar nessa missão, eu separei 3 dicas super práticas que vão tornar sua rotina de autocuidado ainda mais fácil e eficiente, olha só:

1. Conheça o seu tipo de pele

Conhecer o seu tipo de pele é o primeiro passo pra montar uma rotina de autocuidados mais equilibrada e evitar o efeito rebote. Isso porque cada uma delas — seja naturalmente equilibrada, mista, seca ou oleosa — produz sebo em uma quantidade específica e indica a quantidade e o tipo de hidratação que necessita diariamente.

Ah, conhecer as características dos seus cabelos também é uma boa, viu? Assim como a pele, eles também podem ter maior ou menor tendência à oleosidade, normalmente vindas com o tipo de textura que eles possuem. Se você tiver dúvidas na hora de identificar esses pontos, é super válido consultar um dermatologista e um cabeleireiro pra ter uma definição mais adequada!

duas pessoas deitadas com os rostos lado a lado um contrário ao outro

2. Mantenha a hidratação em dia

Já deu pra perceber que a hidratação é um ponto-chave pra impedir que o efeito rebote aconteça, né? Por isso, não se esqueça de incluir na sua rotina os produtos adequados pra manter a pele e os fios hidratados, sempre se atentando às necessidades das características específicas deles.

Ah, e não se esqueça de adicionar a ingestão de água nessa equação, já que ela hidrata o organismo de dentro pra fora, ajudando a eliminar toxinas, deixando os poros mais limpinhos e controlando a oleosidade.

homem com o rosto de lado com uma barrinha de argila verde na bochecha

3. Aposte em cuidados minimalistas

Quando for montar sua rotina de cuidados com a pele e o cabelo, além de entender suas reais necessidades, uma boa ideia pra evitar o efeito rebote é apostar no autocuidado minimalista. Isso porque reduzir a quantidade de cosméticos e aumentar a qualidade de cada um deles diminui as chances deles deixarem resíduos que possam contribuir pro aumento da oleosidade no corpo e nos fios.

A ideia aqui é conseguir equilibrar tudo com o mínimo de passos possíveis e produtos com fórmulas mais limpas, que contribuam de verdade pra manutenção da hidratação natural do corpo. Um bom exemplo disso, pra pele, é o skinimalismo, um conceito que mostra como o skincare pode ser descomplicado, simples e, ao mesmo tempo, potente.

Já pros cabelos, uma boa ideia pra trazer o minimalismo é praticando o low poo, que nada mais é do que uma técnica de limpeza dos fios que usa pouquíssimo shampoo e elimina os produtos com ativos sintéticos e potencialmente nocivos, que causam desequilíbrio e podem contribuir pro aumento da oleosidade.

mulher com duas barrinhas encostadas no rosto

Seja qual for a causa do efeito rebote, se você estiver passando por isso, uma coisa é certa: eliminar esse problema só é possível quando encontramos o equilíbrio, seja na frequência da rotina de cuidados ou na escolha dos ativos que você aplica na pele e nos fios.

Curtiu o conteúdo? Se você quiser continuar aprendendo sobre formas de equilibrar os cuidados com o corpo, leia também meu post sobre rotina de skincare pra pele oleosa, onde eu dou dicas super valiosas de passos e produtos pra esse tipo de pele.

Até a próxima!

 

Banner com Call To Action de barras de limpeza facial B.O.B

 

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos