Shampoo para Cabelo Oleoso: Escolha pela composição

REDUZIR A OLEOSIDADE EM EXCESSO SEM CAUSAR RESSECAMENTO É O DESAFIO. VEJA COMO ALCANÇAR ESSE OBJETIVO DE FORMA NATURAL!

Cabelo oleoso. Já reparou como essas duas palavrinhas adoram andar lado a lado? Pois é: a oleosidade é um drama que afeta os cabelos de muita gente e, apesar de ser um problema razoavelmente bem conhecido, nem sempre isso significa que sua resolução seja simples.

São muitas técnicas — e, ao mesmo tempo, muitas promessas — que existem por aí para controlar a oleosidade, incluindo a adesão a produtos específicos, como o shampoo para cabelo oleoso.

Por isso, trouxemos um artigo especial sobre o tema. Aqui, você vai ficar por dentro de dicas e informações importantes sobre como tratar um cabelo muito oleoso, formas de controlar o excesso de oleosidade em seus fios e como escolher  o melhor shampoo para raiz oleosa que vai acompanhar sua jornada rumo a cabelos naturalmente leves, bonitos e saudáveis.

Vem com a gente!

Índice

Cabelo oleoso: quais as causas?

As causas da oleosidade excessiva no couro cabeludo (e consequentemente, nos fios) podem ser várias.

hidratação para cabelo oleoso

Primeiramente, existem condições naturais do corpo humano que causam essa oleosidade, de origem fisiológica. Vale lembrar que estamos falando de uma situação que afeta, de maneira geral, toda a pele, e não apenas o couro cabeludo.

Essa condição pode estar ligada a questões hormonais, por exemplo, a hábitos alimentares — existem alimentos que estimulam a produção de sebo — ou até mesmo ao estresse da tal “vida moderna”.

Mas, claro, também existem outros fatores que podem estar associados à presença de tanta oleosidade em seus cabelos. Um deles pode ser o uso frequente de produtos químicos, como máscaras, e outras substâncias que podem alterar a produção de sebo na região do couro cabeludo, ao obstruir os folículos desse tecido, por exemplo.

Banhos com água muito quente também podem aumentar a oleosidade da região, ou até mesmo uma escolha errada de shampoo também pode desajustar esse equilíbrio dos seus fios e levar a um acúmulo de gordura na região.

Como resultado, a gordura produzida no couro cabeludo pode acabar chegando até as pontas dos fios, causando aquela sensação de cabelo pesado e a tão temida aparência de fios sujos ou mal cuidados.

como tirar oleosidade do cabelo

Além disso, é preciso atenção com a famigerada caspa também: as causas da oleosidade também são as ideais para o surgimento dessa condição, causando aquela tradicional descamação branca que ninguém deseja!

Aproveitando: se quiser saber tudo sobre a caspa e os melhores shampoos para auxiliar no seu tratamento, temos um artigo incrível sobre o tema!

Como tirar a oleosidade do cabelo?

Se seus cabelos são — ou estão — oleosos, é preciso fazer uso de substâncias capazes de diminuir essa quantidade de óleo nos fios, levando consigo a gordura excessiva durante a lavagem.

Muitas dessas substâncias já se encontram nos shampoos para cabelos oleosos: são ingredientes de efeito surfactante suave ou adsorvente – ou seja, eliminam a gordura ou “roubam” a oleosidade e a levam consigo quando enxaguados.

Um elemento famoso nesse sentido é o carvão ativado: ele é capaz de carregar consigo uma série de impurezas e resíduos, inclusive a gordura, deixando seus fios mais limpos e menos oleosos.

carvão ativado

Muitas argilas também contribuem nesse sentido: elas deixam seus cabelo mais limpos e regulam a quantidade de sebo na base dos fios.

Mas apenas retirar a oleosidade não é o bastante: você precisa encontrar formas de atacar a origem do problema e acabar com a produção excessiva de gordura em seu couro cabeludo.

Como acabar com a oleosidade do cabelo?

É possível combater a oleosidade criando meios para que seja restabelecida essa harmonia entre seus fios e a gordura natural da região.

Gordura natural? É isso mesmo: é importante lembrar que manter um nível saudável de oleosidade é fundamental para seus cabelos. O que não pode ocorrer, claro, é perder o controle dela.

dermatologista

O ideal é identificar o que pode estar causando esse desajuste na produção de sebo em sua pele e, claro, em seu couro cabeludo também. Se entender que seu caso tem origem fisiológica/hormonal, o melhor a fazer é visitar um dermatologista para avaliar quais as melhores ações a serem tomadas.

Mesmo assim, existem algumas dicas simples de como você pode normalizar a oleosidade de seus cabelos no dia a dia.

Por exemplo, parece óbvio dizer isso, mas o hábito de passar as mãos nos cabelos — especialmente se você tiver franja — é seu pior inimigo. Todo seu esforço para reduzir a oleosidade no couro cabeludo vai por água abaixo se você levar a gordura dos seus dedos para seus fios. Então, mãos quietinhas, por favor!

Outra dica simples é não aproximar demais o secador do seu couro cabeludo: esse jato de ar extremamente quente vai elevar a temperatura do local e estimular a atividade das glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade.

hidratação para cabelo oleoso

Por último, a dica principal: utilizar um shampoo para cabelos oleosos! Um bom shampoo antioleosidade deverá reduzir esse efeito oleoso e gerar bons resultados.

E aqui, claro, vale sempre o alerta: muitas vezes, na tentativa de acabar com a oleosidade excessiva, o que acaba acontecendo é uma ação exagerada que termina causando o efeito oposto: ressecamento dos fios!

Continue lendo: mais à frente, traremos dicas de como lavar o cabelo oleoso!

Como fazer shampoo para cabelo oleoso?

Falando em shampoo para cabelo oleoso, você já deve ter notado que existem muitas receitas espalhadas pela internet, em fóruns, blogs e grupos de redes sociais, indicando como você pode fazer, em seu próprio lar, um shampoo com efeito antioleosidade.

A princípio, a ideia de produzir seu próprio shampoo, ao melhor estilo DIY, é encantadora, claro! Mas a maioria das pessoas acaba esbarrando em alguns percalços.

Primeiramente, existem receitas muito diferentes: algumas são muito simplórias, utilizam 2 a 3 ingredientes, como o bicarbonato de sódio, por exemplo. São relativamente fáceis de se fazer, mas muita gente reclama justamente disso: o efeito antioleosidade, quando funciona, vem sozinho, desacompanhado de outros aspectos importantes como fragrância, limpeza e refrescância.

como tirar oleosidade do cabelo

Isso nos leva às receitas caseiras mais sofisticadas, que incluem diversos ingredientes no intuito de apresentar uma formulação mais completa. Mas aí, surge o problema oposto: a dificuldade de encontrar todos esses itens para comprar e, claro, os desafios de ajustar a fórmula de modo correto e equilibrado.

Por essas e outras, a maioria das pessoas prefere adquirir um shampoo para cabelo oleoso tradicional, que já é totalmente produzido e formulado da maneira ideal.

Com o shampoo para cabelos oleosos adequado, e as dicas de lavagem que daremos a seguir, o excesso de oleosidade em seus cabelos está com os dias contados!

Como lavar o cabelo oleoso?

Algumas orientações específicas sobre a lavagem do cabelo oleoso e o uso correto do shampoo para cabelo oleoso podem ser muito efetivas na luta contra o excesso de gordura nos fios. Mas, claro, também existem mitos e informações incorretas circulando por aí.

Por exemplo, a ideia de lavar os cabelos em dias alternados não é, necessariamente, uma verdade para todo mundo. Ainda que lavar o cabelo mais de uma vez ao dia possa, sim, estimular a oleosidade, não lavá-lo diariamente também pode surtir o mesmo efeito, já que o organismo pode entender que está faltando sebo no couro cabeludo e passar a produzir ainda mais.

Como lavar o cabelo oleoso

Além disso, como já vimos, muitas vezes a sujeira e os resíduos que se acumulam diariamente em nossos cabelos podem ser elementos causadores do excesso de óleo no couro.

Mas, polêmicas à parte, separamos algumas dicas valiosas de lavagem para cabelos oleosos que podem ser muito úteis para você. Confira:

Use um shampoo para cabelo oleoso

Essa é a dica primordial: dê preferência para o shampoo para cabelos oleosos. Leia com atenção a indicação de uso do produto, e veja se pode ser usado todos os dias ou em lavagens alternadas. Atente-se também para fazer sua lavagem com foco na raiz. O shampoo para cabelos oleosos irá colaborar para a regulação da oleosidade em seus fios.

Fuja da água quente

Vale a pena também regular a temperatura da água em seu banho: quanto mais quente, maior a irritação da pele e maior o estímulo de produção das glândulas sebáceas! Portanto, uma água morna — ou até mesmo fria, se você aguentar — deverá reduzir a oleosidade também.

O que causa excesso de oleosidade no cabelo

Seja carinhosa com seu couro cabeludo

Na hora de lavar, evite usar muita força para esfregar as raízes e não faça esse movimento usando as unhas: irritar o couro pode levá-lo a produzir mais sebo, sabia?

Vá com calma com os condicionadores, leave-ins e máscaras

Se você utiliza o condicionador de modo errado — aplicando o produto na base dos fios, e não somente nas pontas — ajustar esse uso já pode surtir bons efeitos. O mesmo vale para outros produtos, como máscaras, hidratantes e leave-ins, que devem ser utilizados com equilíbrio, pois podem acumular resíduos no couro e, assim, aumentar a oleosidade.

Adicione um shampoo antirresíduos à receita

Adicionar a essa rotina o uso de um shampoo com efeito de limpeza, estilo detox, também complementa o cuidado especial com os cabelos oleosos, já que o produto ajuda a eliminar resíduos e substâncias que podem estar gerando oleosidade.

Como acabar com a oleosidade do cabelo receita caseira

Shampoo para cabelo oleoso com progressiva

Eis aí uma situação ainda mais complicada: você fez uma progressiva e notou que a oleosidade aumentou? Não se assuste: é algo relativamente normal.

Shampoo para cabelos oleosos com progressiva

Na verdade, o que ocorre não é necessariamente um aumento da gordura nos fios: provavelmente o óleo já estava lá, mas com o efeito da progressiva, ficou mais notório.

Isso acontece porque, com a capa que a progressiva cria sobre os fios, a gordura natural do couro não consegue ser absorvida pela estrutura do cabelo, e acaba se acumulando na parte externa do fio, ganhando evidência.

Além disso, no caso dos cabelos cacheados ou crespos, a oleosidade que já estava presente tinha grande dificuldade em descer pelo comprimento dos fios devido a esse caminho repleto de curvas e ângulos. Com a progressiva, esse sebo ganhou uma rodovia lisinha e pavimentada para acelerar por toda a extensão do fio.

Um shampoo para cabelo oleoso muito potente, com uma formulação química muito intensa, pode acelerar a perda do efeito alisador que a escova progressiva proporcionou — o que, obviamente, não é o ideal.

Nesse caso, o melhor é encontrar um produto antioleosidade mais natural, menos agressivo, que consiga equilibrar o controle da gordura no couro cabeludo sem comprometer a química da escova progressiva nem ressecar as pontas. Abaixo, damos algumas sugestões de produtos para você conhecer e avaliar!

Qual melhor shampoo para cabelo oleoso?

A resposta para essa pergunta, você já deve desconfiar, não é das mais fáceis. Como já falamos, existem diversas causas para a oleosidade excessiva e também diversas formulações diferentes, o que torna complicado apontar qual seria o melhor shampoo para cada cabelo oleoso.

Alguns podem atender melhor um determinado tipo de couro cabeludo, enquanto outros podem fazer maravilhas para tipos diferentes. O importante é saber que utilizar um shampoo para cabelos oleosos é um aliado crucial em sua batalha por fios mais leves e saudáveis.

Algumas marcas de cosméticos oferecem produtos voltados especificamente para o tratamento da oleosidade em excesso. São shampoos que possuem boa aceitação no mercado e costumam gerar bons resultados. Alguns deles são o shampoo para cabelo oleoso Pantene Micelar e também o shampoo para cabelo oleoso Seda Recarga Natural.

shampoo antioleosidade

Mas é bom saber que estes produtos acima possuem outra característica em comum: todos são produzidos em versões líquidas e embalados em frascos plásticos, o que acaba gerando um enorme impacto negativo no meio ambiente!

Para controlar a oleosidade sem causar um descontrole ambiental, a dica é optar por um shampoo para cabelos oleosos de origem natural, que assuma uma postura sustentável, como o Shampoo Purificante da B.O.B.

Shampoo Purificante da B.O.B.

O Purificante é um shampoo para cabelo oleoso desenvolvido para oferecer limpeza profunda e regular a oleosidade do cabelo, unindo dois efeitos que se completam em uma rotina de cabelos saudáveis e bonitos.

shampoo purificante bob

Além de ajudar você a controlar a oleosidade dos seus cabelos, o Purificante, assim como toda a linha de shampoos e condicionadores em barra da B.O.B., é um produto sustentável, perfeito para quem quer um tratamento para cabelos oleosos que não agride sua saúde e nem o meio ambiente.

Os ingredientes naturais do Shampoo Purificante da B.O.B., como o Óleo de Palmiste, o Extrato de Alecrim e a Argila Verde, retiram os resíduos e eliminam o excesso de oleosidade sem danificar o fio. Ao mesmo tempo, os óleos essenciais de Menta e de Alecrim refrescam e também ajudam a reduzir a oleosidade excessiva do couro cabeludo, auxiliando até na diminuição de queda.

Além de ser totalmente natural (sem aditivos químicos contaminantes como parabenos e sulfatos), o Purificante não foi testado em animais (assim como todos os seus ingredientes), é vegano (sem ativos de origem animal) e é 100% livre de plástico!

É isso mesmo: zero plástico! Demais, não? Como é um produto sólido, em barra, o Purificante não precisa de embalagens plásticas. Até a encomenda que chega em sua casa levando um produto da B.O.B. é plastic-free também!

Com o shampoo em barra Purificante da B.O.B., você regula a oleosidade de seu couro cabeludo de forma natural, sem químicos agressivos, e ainda se sente plena em saber que não está causando nenhum impacto negativo no meio ambiente!

Shampoo Detox da B.O.B.

Como vimos em nossas dicas mais acima, um bom complemento para seu tratamento antioleosidade é o uso de um shampoo antirresíduos.

E o companheiro ideal para maximizar os resultados do Shampoo Purificante da B.O.B. é o Detox, também da B.O.B.

shampoos em barra

O Detox é um shampoo para todos os tipos de cabelo. Ele é formulado para realizar uma limpeza poderosa e remover toxinas, rastros de poluição e resíduos de outros produtos que podem se acumular em seus cabelos, obstruindo folículos e causando produção exagerada de gordura no couro.

Sua formulação leva Argila Negra e Carvão Ativado, substâncias de intenso efeito purificador, ajudando na remoção da oleosidade exagerada e de outras substâncias indesejadas. E o mais legal: o Detox faz tudo isso sem desidratar os fios — uma ameaça sobre a qual já falamos acima.

Quer mais? Você ainda pode finalizar seu ritual antioleosidade utilizando os condicionadores em barra da B.O.B.: assim você garante maciez e hidratação aos fios, evitando qualquer ressecamento!

Bem, lendo este artigo, já deu para perceber que cuidar dos cabelos e do planeta é com a B.O.B., certo? Então, agora é hora de colocar tudo o que você aprendeu em prática!

Ah, e não esqueça: deixe seus comentários e compartilhe conosco suas dúvidas e sugestões! :)

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Ao usar COSMÉTICOS SÓLIDOS, você economiza na emissão de CO2, no uso de combustíveis e em embalagens plásticas que transportam ÁGUA ao longo de toda a cadeia produtiva.

Afinal, você já tem água encanada em seu chuveiro ;)

B.O.B Bars Over Bottles