Óleo de alecrim: saiba os benefícios pro cabelo e como usar

Óleo de alecrim: saiba os benefícios pro cabelo e como usar

Você com certeza conhece o alecrim, aquela plantinha versátil muito utilizada como tempero em receitas deliciosas, emprestando um sabor especial a vários pratos incríveis. Mas você sabia que existe um produto feito a partir dos ramos do alecrim que fornece uma série de outros benefícios ao seu corpo, especialmente pra pele e pro cabelo?

Eu tô falando do óleo essencial de alecrim: um ingrediente poderoso e muito utilizado na indústria cosmética. Pra te deixar atualizada sobre esse ativo natural, preparei esse post com todas as informações que você precisa saber sobre o alecrim — suas propriedades e como ele pode ajudar na saúde dos seus cabelos.

Vem comigo!

O que é óleo de alecrim e quais são suas propriedades?

O óleo essencial de alecrim é um subproduto dessa plantinha cheia de benefícios, que pode até ser considerada fitoterápica. Ele é extraído através do processo de destilação a vapor e é mais intenso que um óleo comum.

O mais legal é que o óleo possui várias funções e pode ser usado em várias etapas diferentes da nossa rotina de autocuidado. Dá uma olhadinha em algumas das coisas que ele pode fazer por você:

  • anti-inflamatório;
  • estimulante celular e mental;
  • antioxidante;
  • antibacteriano;
  • antimicótico;
  • antimicrobiano;
  • analgésico;
  • óleo refrescante e relaxante.

Qual é a diferença entre extrato e óleo de alecrim?

A grande diferença entre o extrato natural e o óleo de alecrim está no método de extração dos ativos e, às vezes, nas partes do vegetal utilizadas na fabricação dos produtos. Como vimos, o óleo essencial de alecrim é produzido por sistemas de destilação a vapor, obtido a partir de partes específicas da planta, como flores, folhas, raízes, cascas, frutos e sementes.

Já o extrato de alecrim é obtido a partir de processos de:

  1. maceração, que podem incluir a planta toda, até mesmo o bulbo;
  2. infusão;
  3. decocção;
  4. ou percolação.

O resultado é uma substância oleosa e bastante viscosa.

Outra diferença importante desses dois produtos é que o óleo essencial de alecrim é intenso, enquanto o extrato tende a ser mais suave — mas isso não significa que podem ser aplicados diretamente no corpo.

Pessoa lavando o cabelo com shampoo com Óleo Essencial de Alecrim

Quais os benefícios do óleo de alecrim pro cabelo?

Lembra que eu comentei que o óleo de alecrim é muito usado na indústria cosmética e faz super bem pro cabelo? Saiba aqui tudo o que ele faz:

  • Ajuda na redução da caspa;
  • Trata o couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea e desobstruindo folículos capilares;
  • Ajuda no crescimento dos cabelos e até a reduzir a queda capilar;
  • Estimula a regeneração celular, prevenindo o envelhecimento e deixando pele e cabelos mais bonitos e saudáveis;
  • Hidrata e tonifica o couro cabeludo;
  • Auxilia no tratamento de inflamações, espinhas, acne e outras erupções cutâneas;
  • Contribui pra uma melhor circulação sanguínea da pele.

Vale sempre lembrar que o tecido que forma nosso couro cabeludo, tecnicamente, também é pele — então, toda essa ação benéfica do alecrim pra pele se aplica também a ele! :)

Se você já escutou por aí que o óleo de alecrim ajuda a reduzir o problema de queda capilar, pode confiar! Ele é um aliado de quem precisa resolver esse problema. Aliás, a queda de fios é um assunto que eu já abordei aqui no blog, mostrando a relação da queda de cabelo com a oleosidade nos fios.

Onde encontro o óleo de alecrim?

Agora que você já está por dentro de tudo o que óleo de alecrim faz por sua pele e seus cabelos, deve estar na procura de um pra incluir na sua rotina, né? Hoje já é possível encontrar esse óleo em farmácias, lojas de produtos naturais e como ingrediente na fórmula de produtos de autocuidado.

Ah, mesmo que esse seja considerado um produto natural, ainda é importante verificar o rótulo, a empresa e outros detalhes da produção. Isso vale pra qualquer produto que vamos consumir! Assim, conseguimos garantir que estamos fazendo a melhor escolha pra nós e pro Planeta!

Como posso usar o óleo de alecrim no meu cabelo?

Como qualquer tipo de produto, existem indicações de uso mais adequado do óleo de alecrim. Como ele é um ativo bastante concentrado dessa planta, o uso precisa ser feito de uma forma mais cautelosa e seguindo realmente as indicações de cada fabricante — fique atenta à embalagem!

Ramos de alecrim dentro de uma lâmina de vidro

O que eu gosto de recomendar sempre é apostar em produtos que contenham o óleo essencial como ingrediente. Assim, você garante que vai fazer o melhor uso dele e ainda receber benefícios de outros itens que compõe a fórmula, intensificando qualquer tratamento que você esteja fazendo nos cabelos ou na pele. E sabe quem usa óleo essencial de alecrim? Euzinha!

Óleo de alecrim nos cosméticos em barra

A minha barrinha de shampoo purificante, por exemplo, é feita com um blend de óleos de alecrim, capim-limão e menta que energizam os cabelos e ajuda no crescimento saudável dos fios. Além disso, ela conta com argila verde, que controla a oleosidade sem danificar o couro cabeludo. Incrível, né?

Shampoo purificante em barra B.O.B

Se você gostou desse assunto e quer conhecer mais um produto pra complementar sua rotina de cuidados pessoais, confira meu post sobre o óleo de jojoba: um ativo natural incrível pra manter sua pele sempre hidratada. Nos vemos por lá!

Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos