Cabelo molhado: mitos, cuidados e dicas para você conhecer

Molhar o cabelo – seja no chuveiro, na piscina, no mar ou na cachoeira – é sempre uma delícia, né? Sentir os fios úmidos traz aquela sensação de refrescância, especialmente nesses dias mais quentes que temos vivido. Mas cabelo molhado também precisa de cuidado e atenção, claro! Afinal, quem nunca ouviu aquele alerta suuuper tradicional da mãe ou da avó sobre os perigos de tomar vento ou dormir com o cabelo molhado?


Será que dormir com o cabelo úmido faz mal mesmo? E mais: pode molhar o cabelo todo dia? São muitas dúvidas, né? Vem com a gente descobrir como cuidar do cabelo molhado da melhor forma possível!


Índice



Tudo sobre os cuidados com o cabelo molhado


A maioria das pessoas passa boa parte do tempo com o cabelo seco. Via de regra, a gente só molha o cabelo no banho ou em situações de lazer, como um bom mergulho na piscina, por exemplo. Ah, claro, também tem aquele cabelo molhado que é resultado de uma chuva inesperada – daquelas que pegam a gente totalmente despreparada no meio da rua sem guarda-chuva, né?


Mas tem gente que passa bastante tempo com os cabelos úmidos. É só pensar na sua professora de natação ou no instrutor de surf, por exemplo! :) Várias atividades aquáticas acabam mantendo os fios sempre molhados, e isso pode ser um desafio pros cuidados com o cabelo.

De qualquer forma, cabelo molhado pede atenção especial e conhecer alguns detalhes sobre esse haircare específico pode tornar a sua rotina de cuidados para ter um cabelo saudável muito mais prática, eficiente e – por que não? – mais sustentável. :) 


Antes de mais nada: posso lavar o cabelo todo dia?


Não tinha como escapar dessa perguntinha básica, né? Afinal, ela povoa o imaginário de todo mundo. Mas se você quer uma resposta simples e direta, vamos ter que decepcioná-la e dizer: depende.


Pra ir direto ao ponto: sim, você pode lavar o cabelo todo dia. Mas (sempre tem um porém, né) é preciso lembrar que existem vários tipos de cabelo por aí e que cada perfil capilar tem suas necessidades próprias. Isso tudo sem falar em outras variáveis como o seu estilo de vida e os produtinhos que você usa em seu haircare.


Cabelos que tendem a ser mais secos, como os crespos ou cacheados, tem mais facilidade pra flexibilizar a rotina de lavagens. Isso porque eles sofrem mais pra reter e distribuir a oleosidade natural e com as lavagens diárias podem se ressecar ainda mais. Então, até rola pular um dia e ficar sem lavar pra combater o ressecamento (mas só um dia mesmo, tá?).


Já quem tem cabelo mais oleoso – caso dos fios lisos – corre um sério risco de perder o controle da oleosidade se não fizer uma lavagem todo dia. Os fios podem ficar carregados de óleo, com aquele aspecto sujo e pesado. 


Leia também: Shampoo para Cabelo Oleoso: escolha pela composição


Também é preciso pensar no seguinte: se seus fios e seu couro cabeludo são diariamente expostos a poluição ou outros resíduos que aderem aos cabelos, como cloro da piscina, não dá pra fugir de lavá-los todo dia. O mesmo vale pra quem aplica produtos e cremes, que precisam ser removidos no banho pra não se acumularem por ali e causarem problemas futuros. Enfim, cada caso é um caso e você decide o que é melhor pros seus cabelos.


Como lavar o cabelo corretamente?


Não tem muito segredo: pra lavar o seu cabelo da forma correta é só usar os produtos certos, do jeito certo, e na frequência certa. Simples, né? A gente explica.

Escolher o produto certo pro seu cabelo passa por entender qual é o seu tipo de cabelo e buscar um produto que seja formulado pra atender as necessidades dos seus fios. Lavar um cabelo liso com um shampoo pra cabelo cacheado não vai dar match, concorda? Ou usar um produto pra fios ressecados em um cabelo que sofre com oleosidade excessiva: não combina e vai dar ruim.


Outro detalhe: preferir produtos que não agridam seus fios, seu couro cabeludo e, também, o meio ambiente, faz toda a diferença. Cosméticos com ingredientes muito agressivos, como sulfatos e petrolatos, só tendem a complicar o cuidado com seus fios e ainda podem causar danos à sua saúde e à natureza. Vá de Clean Beauty!


Por fim, pra lavar os cabelos corretamente, é importante evitar água muuuito quente – ela estimula a produção de sebo e desregula a oleosidade natural, além de poder causar descamação do couro cabeludo – e lembrar de aplicar condicionador e outros cremes sempre do meio até as pontas do fio. Aplicar esses produtos na raiz entope os folículos e pode causar problemas. Cabe mais uma dica? Seja gentil ao longo do processo: massageie os fios e o couro com leveza, sem exagerar na força e sem usar as unhas, mas as pontas dos dedos. Seu cabelo e couro cabeludo agradecem. :)


E qual é a hora certa de pentear?


Se você fez tudo direitinho na lavagem dos seus fios, não pode colocar tudo a perder errando na hora de pentear, né? É isso mesmo: o momento de pentear os cabelos também é importante.


Primeiro, é legal saber que pentear o cabelo molhado não é muito recomendado. O que rola aqui é o seguinte: o fio está encharcado, e isso altera a estrutura dele. O resultado é que ele acaba quebrando com mais facilidade durante o processo de pentear. Se puder, prefira passar uma escova pelo menos com ele úmido e não encharcado. Isso já reduz bastante o risco de quebra. Você pode aplicar a toalha com cuidado sobre os fios, sem ficar esfregando, pra ela absorver o excesso de água, e depois partir pra escovação (que também deve ser feita com carinho, claro). Ah, cuidado: não use o secador com o cabelo molhado, hein! Remova o excesso de água antes (mais adiante vamos explicar um pouquinho melhor essa questão).


Outra dica é já começar a desembaraçar os fios ainda debaixo do chuveiro, sabia? Você pode fazer com as próprias mãos, enquanto aplica o condicionador, passando os dedos entre os fios pra soltar possíveis nós que estão se formando. Com isso, na hora de pentear, mesmo com os fios já secando, você terá menos trabalho. 


Penteando cabelos cacheados após o banho


As donas de cachos podem preferir uma toalha menos felpuda pra aplicar sobre os fios enquanto secam o cabelo: um tecido mais delicado diminui a chance de frizz e também remove a umidade na medida certa, mantendo uma hidratação necessária pra esse tipo de fio. Ah, use a escova certa, com o tamanho e quantidade de cerdas ou garfos que potencialize a formação e definição dos cachos.

Leia também: Shampoo para cabelo cacheado: entenda como usar

Penteando cabelos lisos após o banho


Quem tem fios mais lisos pode pentear com mais tranquilidade, mas sempre lembrando que o ideal é fazer isso com o cabelo úmido e não molhado. Escolher o pente ideal também faz toda diferença nesse caso, considerando a distância entre os garfos e cerdas pro penteado que você deseja. Se você já pré-desembaraçou os fios durante o banho, pentear os cabelos lisos após o banho vai ficar mais fácil e com menor risco de quebra.


Cabelo molhado tá na moda, sabia?


Nos últimos tempos, o cabelo molhado deixou de ser apenas o resultado natural de um bom banho ou mergulho, e acabou se tornando um estilo visual, sabia? Pois é: esse look molhado tem chamado cada vez mais a atenção e muita gente já se pergunta como deixar o cabelo com aspecto úmido, seja pra um compromisso social mais sofisticado ou pra dar aquele tchan na balada.

Muitas celebridades e influenciadoras também andam apostando nesse visual que é bem despojado, mas tem seu jeito certo de ser produzido. Se liga nessas dicas pra investir no cabelo molhado como um diferencial no seu look!

Como fazer o estilo do cabelo molhado:


  • pra manter o aspecto úmido no cabelo, você vai precisar de um produto que revista o fio por completo e o mantenha hidratado por dentro, e protegido por fora: sim, se você pensou em algum tipo de gel pra cabelos, ele é o mais indicado mesmo.

  • o gel vai trazer o brilho muito parecido ao do cabelo úmido – alguns até destacam esse efeito molhado em suas embalagens – e também vai permitir que você modele o cabelo como preferir.

  • um penteado super simples e bem na moda é pentear o cabelo todo pra trás, como você faria após o banho mesmo, e pronto.

  • uma opção bem casual é aplicar o gel ou um spray e dar uma amassada nas mechas, deixando até uma pontinhas meio revoltas mesmo, como se tivesse acabado de sair do banho: aplicar o modelador com os fios bem molhados intensifica o efeito, tá?

Cabelo molhado? Toma cuidado!


A gente já falou bastante aqui sobre dicas de como lavar o cabelo, quando lavar o cabelo e até como finalizar o cabelo molhado pra ficar do jeito que você quer. Então, chegou a hora de saber alguns cuidados que você precisa ter com seus fios molhados, beleza?


Dormir de cabelo molhado pode virar um pesadelo

Sim, sua avó estava certa: dormir de cabelo molhado não é nem um pouco legal pros seus fios. A área do cabelo que fica em contato com o travesseiro demora mais pra secar, essa umidade em excesso pode ser um convite à proliferação de fungos e bactérias que que se instalam tanto em seu cabelo e no couro cabeludo, quanto no próprio travesseiro.

Prender o cabelo molhado? Melhor não!

Outro cuidado importante com o cabelo molhado é evitar prendê-lo enquanto ainda não secou. O fio está mais frágil, a tensão aplicada pode estimular a quebra e, pior ainda, até a queda. Além disso, preso, o cabelo vai demorar mais pra secar, o que o mantém fragilizado por mais tempo.


Nada de chapinhas ou secadores com o cabelo molhado, ok?

Tratamentos térmicos sempre devem ser aplicados com equilíbrio e no caso do cabelo molhado, a atenção precisa ser redobrada. O choque térmico entre a água que está no fio e a temperatura elevada do aparelho, especialmente da chapinha, pode “fritar” a estrutura do fio e deixá-lo ressecado e extremamente quebradiço.


Cabelo molhado pela chuva? Calma, tem jeito!


Sabe aquela cena de filme, com a pessoa correndo feliz pela chuva, sem se importar em se molhar toda? Pois é: muito legal, mas seus cabelos não curtem muito não. Especialmente quando você saiu de casa com um penteado caprichado e aquele “pé d’água” sorrateiro te pegou desprevenida, né?


Mas nem tudo está perdido: confira essas dicas pra tentar amenizar os efeitos da chuva e manter aquele look bacana com seu cabelo molhado.


  • Se possível, procure secar o cabelo com um pano liso, de algodão, e não com uma toalha. Pode até ser uma camiseta, tá? Não esfregue, apenas vá aplicando sobre os fios e deixando o pano absorver o excesso de umidade. 

  • Caso tenha um leave-in ou algo parecido com você, de sobreaviso, é hora de usar: aplique um pouco nas mãos e espalhe, depois seque com o pano. Passe os dedos entre as mechas pra dar um pouco de volume, especialmente se tiver cabelos crespos ou cacheados. Evite exagerar no produto, pra não ficar um visual pesado e duro.


Com essas dicas, já deu pra perceber que cabelo molhado não é problema pra quem tem informação e o produto certo na mão, né? Seja na hora de pentear e finalizar o cabelo após o banho, na produção daquele efeito úmido que você tanto busca ou até mesmo na hora do desespero após uma chuva inesperada, contar com a ajuda de um produto feito pra essas situações faz toda a diferença.


A dica é apostar em uma opção que, além de oferecer diversas possibilidades de modelagem e estilização dos fios, ainda cuida da saúde do seu cabelo e do couro cabeludo, sem prejudicar o meio ambiente. Esse produto perfeito existe e ele é o Condicionador Modelador da B.O.B: ele pode ser usado tanto como condicionador ou como leave-in pra finalizar seus cachos. Ou seja: ele tem ação 2 em 1 e isso traz muito mais praticidade pro seu dia a dia! 


Condicionador Modelador da B.O.B


No banho, ele é ideal pra condicionar os fios e desembaraçar os cabelos ainda no chuveiro, como a gente já ensinou aqui. Assim você evita ter que pentear o cabelo molhado, reduzindo as quebras. Tomou aquela chuvinha fora de hora? É hora de tirar sua barrinha de Condicionador Modelador da bolsa e seguir aqueles hacks que a gente ensinou. Viu só que produtinho multifunção?

O Condicionador Modelador condiciona profundamente ao mesmo tempo que deixa os fios modelados e sem frizz, selando e definindo as ondas e os cachos do seu cabelo. E o mais legal é que, sendo um cosmético sólido, em barra, fica muito mais fácil levar ele pra lá e pra cá: seu cabelo molhado sempre vai ter um aliado ao alcance, seja na piscina, na praia, ou durante aquele haircare ninja no banheiro do escritório! :)

Isso sem falar que o Condicionador Modelador, como toda a nossa linha de produtos de cuidado pessoal, é uma opção sustentável e totalmente alinhada com uma vida mais equilibrada e consciente. Ele é vegano, cruelty-free, livre de plásticos e não usa ingredientes nocivos ou químicas agressivas: nossa fórmula aposta em ativos naturais inofensivos pra você e pra natureza, como queratina vegetal, manteiga de manga, óleo de pracaxi e óleos essenciais de cedro e may chang.


Sabe o que é mais legal pensar? Que um produto seco, que segue o conceito Waterless Beauty, cuida tão bem do seu cabelo molhado, né? :)  E falando em cabelo molhado, se você tem outras dicas sobre o assunto, compartilhe com a gente nos comentários. As #BOBers vão adorar conhecer os truques que você usa no seu haircare! 

deixe um comentário

meus produtos