Máscaras capilares: como e quando usá-las?

Vamos começar largando um clichezinho: as máscaras capilares chegaram pra ficar no universo do haircare haha. Foi uma piadinha, mas com um fundão de verdade! Esse é um produto muito poderoso e que pode fazer muita coisa pelo seu cabelo, mas que precisa ser utilizado do jeito certo pra funcionar direitinho e não causar problemas.

Muitas pessoas ainda tem dúvida sobre quando e como usar máscaras capilares, então a gente tá aqui pra compartilhar algumas informações e dicas interessantes sobre isso. Se esse assunto não sai da sua cabeça – literalmente – vem com a gente descobrir mais! :)

Índice


Máscaras Capilares: aprecie com moderação

As máscaras capilares possuem efeitos profundos nos cabelos e diversas finalidades, como hidratação, nutrição ou reconstrução. Por causa da sua ação de tratamento, os cabelos ficam, geralmente, mais macios, brilhantes, com menos pontas duplas e até com menos volume.

Só que, com tanta coisa boa assim, muita gente acha que pode usar a máscara capilar de qualquer jeito, mas não é bem assim que funciona. Na verdade, é preciso cuidado e equilíbrio ao aplicar a máscara no seu cabelo, sabia? É que por conta da potência de tratamento que esse produto possui, exagerar no uso pode sobrecarregar os cabelos e gerar o efeito contrário do que você deseja, deixando os fios pesados e com aspecto carregado.

 

Mas, afinal, o que é a máscara capilar?

A máscara capilar – também conhecida como máscara de tratamento para cabelo – é um cosmético de ação intensa. Ela oferece um tratamento profundo e é especialmente recomendada praqueles fios que estão sofrendo com ressecamento ou foram danificados por algum motivo. Ah, ela também pode ser usada pra manter a saúde dos cabelos, mas de forma mais esporádica do que os fios que realmente precisam daquela ajudinha extra.

mão segurando uma máscara capilar em barra da B.O.B, especial para cabelos crespos, cacheados e ondulados.

A máscara age de duas formas: por dentro do fio, promovendo um processo de restauração das fibras. Isso garante um cabelo saudável e forte. Daí, por fora, a máscara capilar fortalece e protege as cutículas ao formar uma capa de proteção que envolve o fio e defende o cabelo daquelas agressões cotidianas: sol forte, poluição, cloro da piscina, tratamentos químicos e exposição térmica de secadores e chapinhas. 

O resultado final disso? Fios brilhantes e sedosos, que refletem saúde e cuidado!

Leia também: Máscara capilar: para que serve, como usar e cronograma capilar!

Máscara capilar x condicionador

Não, esses produtos não são iguais, tá? Parece óbvio dizer isso, mas muita gente confunde as coisas e acaba usando a máscara e o condicionador de maneira errada por causa disso. :(

modelos segurando condicionador em barra e máscara capilar em barra da B.O.B

A gente explica: o condicionador tem uma função de finalização e não tanto de tratamento. Ele serve mais pra dar um acabamento visual aos fios, já que o shampoo abre as cutículas e os fios ficam mais ásperos. Daí, o condicionador fecha as cutículas e traz mais umidade e hidratação, deixando o cabelo mais maleável e fácil de pentear.

Já a máscara capilar tem a tarefa de tratar o cabelo, cuidando dele por dentro e por fora. Ela também traz resultados visuais incríveis, claro, mas sua ação vai até o cerne do fio e é mais concentrada, gerando efeitos mais duradouros e protegendo os cabelos.

Isso leva a uma diferença importante entre os dois: o condicionador pode ser usado todo dia – ou sempre que você lavar o cabelo – mas a máscara capilar não, já que ela tem uma ação bem mais impactante nos fios.

 

Máscara capilar + condicionador

Tem muita gente em dúvida se pode aplicar o condicionador após usar a máscara capilar e a resposta é…sim! O fato de serem produtos parecidos, mas diferentes, não quer dizer que você não pode combiná-los, tá? Só é preciso ter o cuidado de dosar esse uso conjunto e lembrar sempre que a máscara não deve ser aplicada diariamente.

Uma das formas de utilizar esses dois produtos de forma complementar é assim: após usar a máscara, espere um tempo – uns 3 minutinhos – pra ela agir e depois enxague. Daí, aplique o condicionador na sequência, pra ele fechar as cutículas dos fios, retendo o tratamento feito pela máscara dentro da fibra e dar aquele toque final.

modelo utilizando máscara capilar em barra de hidratação da B.O.B

Ah, e não custa reforçar aquela dica básica: nenhum dos produtos deve ser aplicado no couro cabeludo e na raiz – apenas na extensão dos fios, combinado?

 

Quantas vezes por semana devo usar máscara capilar?

Não existe uma frequência certa de uso da máscara no cabelo: haircare não é uma ciência exata e essa aplicação pode variar bastante conforme seu tipo de fio e as condições em que ele se encontra.Mas, de forma geral, a recomendação básica é de 1 a 3 vezes na semana.

Por exemplo, quem é fã de procedimentos químicos no cabelo - alisamento, descoloração, progressiva, etc. – pode ter que utilizar o produto com mais frequência. Isso ajuda a reparar possíveis efeitos danosos na fibra capilar e restaurar a saúde do fio, desde a raiz até as pontas. Já no caso dos fios naturais, e especialmente quem tem cabelo oleoso, a melhor abordagem é ir com calma e fazer um uso mais espaçado pra evitar o risco dos fios ficarem muito pesados.

Lembre do seguinte: a máscara existe pra cuidar dos fios e tratar seu cabelo. Ela tem função de nutrir a fibra capilar e garantir sua saúde, mas mesmo nutrientes, em excesso, podem fazer mal, né? Então, é melhor ter paciência e não exagerar. Os resultados virão na hora certa!

Outra dica é inserir o uso da máscara dentro de um cronograma capilar: assim, você já tem um roteiro semanal bem definido dos cuidados que irá aplicar aos seus fios e tudo fica bem equilibrado. Por fim, nada como dedicar um tempo pra avaliar seu cabelo e ir sentindo qual intervalo de uso da máscara é o ideal para seus fios. Ninguém conhece seu cabelo melhor do que você mesma, querida #BOBer!

 

Como escolher a melhor máscara capilar para o seu cabelo

Existem diversos produtos no imenso universo do haircare e escolher a melhor máscara capilar pro seu cabelo pode não ser tão fácil assim, né? São muitas variações de fórmulas, ingredientes e propostas: algumas são voltadas pra cabelos de um tipo, algumas pra outro. Além disso, há máscaras capilares de efeito mais potente e outras mais suaves; algumas possuem ação mais hidratante, enquanto outras têm efeito mais nutritivo.

Um jeito legal de selecionar uma máscara pra cuidar dos seus fios é justamente filtrar as opções pelo cuidado que elas oferecem: além de trabalhar pela saúde dos seus cabelos, pode ser bacana escolher uma máscara capilar que também trabalhe pela saúde do planeta, né?

Para isso, é legal analisar os ingredientes que ela utiliza e checar a origem deles. Também vale verificar se são ativos agressivos, que podem colocar em risco sua saúde ou prejudicar o meio ambiente de alguma forma. Afinal, faria sentido tratar cabelos danificados com agentes que causam algum tipo de dano? Não, né?

Se você optar pelas máscaras capilares em barra da B.O.B, pode ter certeza que sua escolha será a mais natural e saudável possível. Assim como todos os nossos produtos, as nossas máscaras de tratamento inovaram em seu formato sólido e seguem uma proposta consciente e sustentável, que leva em conta o que é melhor pra você e pro planeta.

máscaras capilares em barra de hidratação e definição da B.O.B

Elas são veganas, livres de qualquer crueldade animal, utilizam ingredientes de origem natural e ainda dão um banho de sustentabilidade: não utilizam plástico e economizam água! #WaterlessBeauty

 

São 2 modelos pra você escolher! Confira!

  • Máscara Capilar Hidratação B.O.B: as 3 etapas do cronograma capilar em 1 só barrinha! Ela foi desenvolvida pra nutrir, hidratar e restaurar os fios – e tudo isso ao mesmo tempo! Com ingredientes naturais incríveis, como a Proteína de Quinoa, o Óleo de Argan, as Manteigas de Cupuaçu e de Karité, o Blend de Oliva e o Mel de Yacon, a Máscara Capilar Hidratação fornece um brilho intenso aos cabelos, enquanto vai nutrindo internamente e renovando a queratina dos fios, trazendo um toque acetinado, sem resíduo oleoso.
  • Máscara Capilar Definição B.O.B: com ativos naturais como Extrato de Shikakai, Manteigas de Bacuri e de Karité, Aminoácido de Beterraba, Mel de Yacon e Óleo de Argan, nossa Máscara Capilar Definição vem hidratando e modelando os cabelos cacheados, dando mais definição e maciez aos fios, ao mesmo tempo que controla o frizz e fortalece a fibra.

 

Como usar a máscara capilar B.O.B

É bem simples usar as nossas máscaras capilares em barra na sua rotina de cuidados com o cabelo. Além disso, elas duram muuuito e são bem práticas pra levar com você em viagens ou pra guardar, deixando tudo bem organizadinho no seu banheiro.

Confere só esse passo a passo de como utilizar as nossas máscaras!

1° passo: depois de lavar os cabelos com o shampoo em barra, separe o cabelo em mechas e aplique a máscara úmida.
2° passo: use a palma da mão como apoio e faça movimentos circulares com a barra nos cabelos.
3° passo: depois é só esperar 3 minutos, enxaguar e condicionar normalmente.

Viu como é fácil adicionar uma dose extra de carinho e saúde ao seu haircare diário? Com as dicas que compartilhamos e com as barrinhas da B.O.B, sua rotina de cuidados fica bem mais consciente, natural e eficiente! 

deixe um comentário

meus produtos